sábado, 27 de fevereiro de 2010

MDB perde para ARENA

As consecutivas vitórias do MDB em Anápolis fizeram história na vida política do município, mas os golpes que os emedebistas receberam a partir de 1972 pelas forças da repressão foram muito duros.

José Batista Jr. eleito em 1972 havia sido afastado da Prefeitura. O município fora enquadrado como Área de Interesse da Segurança Nacional. A Rádio Carajá fora invadida, com destituição dos seus administradores, que eram emedebistas. A Rádio Santana fora fechada pelo Ministro Quandt de Oliveira, sendo negada a renovação de outorga para os proprietários, que eram do MDB. Assim estava preparado o cenário que os arenistas entendiam especial para o controle do eleitorado anapolino.

Com a posse do Governador Irapuan Costa Jr., o empresário Jamel Cecilio foi nomeado prefeito, partindo para organizar sua base política no município. Cooptou integrantes do MDB, inclusive para se candidatarem pela Arena nas eleições municipais de l976.

Contando apenas com os que resistiram e poucas lideranças novas que apareceram, formamos a chapa emedebista para disputar as vagas na Câmara Municipal. Nossos companheiros contavam tão somente com apoio popular.

Enfrentamos esta campanha contra recursos financeiros, estrutura do poder econômico, tráfico de influências, sem ter como recorrer legalmente. Nesse clima desfavorável e com forças tão desiguais fomos para a disputa eleitoral de 1976.

Realizado o pleito e apurados os votos, perdemos por pouco mais de setecentos votos, elegendo sete vereadores, enquanto a Arena ficou com oito cadeiras.

Esse resultado estimulou os arenistas, que alardeavam ter iniciado a marcha para a destruição do MDB e dos Santillo.

Mesmo não sendo uma vitória extraordinária devido à desigualdade na composição da lista dos candidatos e poder econômico usado pelos nossos adversários, além da força política para aliciar eleitores, foi motivo de grande festa para eles e um desafio para nós.

Como não tínhamos nada mais a fazer, só nos restavam a perseverança, ousadia e a esperança sempre presentes na nossa atitude e nos nossos discursos:

– Companheiros, este é um resultado atípico, fruto de arranjo unindo inúmeros fatores que favoreceram nossos adversários nesta eleição. Vamos nos preparar para as eleições de l978 e, com apoio do povo, vamos mostrar a força do MDB. Vamos trabalhar desde agora para uma grande vitória contra os inimigos da democracia em Anápolis, como já fizemos em l974!

Foi o que aconteceu.

Nos pleitos seguintes isto se confirmou com as vitórias do MDB em todas as eleições que disputou até 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário