sábado, 27 de fevereiro de 2010

Conferência sobre minérios

– Agradeço a homenagem que me presta a classe estudantil de Anápolis, por intermédio do Grêmio Literário Castro Alves... Iniciou o Governador de Goiás, Mauro Borges Teixeira.

A expectativa era enorme. Afinal, o Governador do estado falaria aos estudantes secundaristas que estavam eufóricos com presença tão ilustre.

O Governador Mauro Borges dava uma atenção especial aos convites que lhe faziam estudantes das escolas públicas. Prestigiou a diretoria do Grêmio Literário Castro Alves, atendendo suas reivindicações de construção da quadra de esportes, aquisição de instrumentos musicais, mobília para salão de festas e outras obras físicas no Colégio Estadual José Ludovico de Almeida. Em agradecimento ao atendimento às reivindicações dos estudantes, o governador foi agraciado pelo grêmio com o título de Honra ao Mérito.

A solenidade, marcada com bastante antecedência, aconteceu à noite, no salão nobre do colégio estadual José Ludovico de Almeida. Estudantes dos três turnos superlotaram o recinto. O local, decorado caprichosamente, trazia painéis com notícias publicadas em jornais locais e de Goiânia, relatando os benefícios prestados à educação municipal por Mauro Borges. Geovane Fonseca, secretário de comunicação do Grêmio Castro Alves, acertou participação do coral da Igreja Presbiteriana Independente para abrir e finalizar o evento.

O Governador Mauro Borges chegou acompanhado de vários secretários de estado e de outras autoridades. Sob os acordes de Aleluia de Handel, Mauro Borges foi entusiasticamente aplaudido pelos estudantes. Falaria sobre a METAGO, empresa criada por ele para normatizar pesquisas e explorar a lavra de minérios em Goiás.

O evento foi preparado para ser uma solenidade rápida, transmitida pela Rádio Carajá. Como presidente da sessão, fiz a entrega do título ao Governador e chamei para uma pequena saudação o orador do grêmio. Para não cansar a platéia, acelerando os trabalhos, passei imediatamente a palavra a José Ribeiro, estudante disciplinado e organizado, que zeloso da sua responsabilidade, ficou pelo menos três dias estudando e se informando sobre minérios.

Cumprimentou o palestrante e membros da mesa e passou a discorrer sobre minérios. Falou sobre todos eles ressaltando o níquel, sua importância no município de Niquelândia, maior produtor do Estado. O mesmo aconteceu com cristal, quando realçou o município de Cristalina. Ao falar sobre ouro, não se esqueceu de Almas, hoje Tocantins, com subsolo rico desse minério. Quando ressaltou o amianto cuja maior reserva do Brasil estava no distrito de Minaçu, município de Uruaçu foi freneticamente aplaudido pelos nortenses que estudavam no “José Ludovico de Almeida”. Outro momento de grande manifestação estudantil foi quando José Ribeiro falou sobre as pedras de Pirenópolis.

E assim o nosso orador ia destacando minérios naturais, sintéticos e compostos. Durante sua palestra, a cada aplauso recebido José Ribeiro se motivava redobrando suas informações sobre minérios. Depois passou a elogiar o homenageado, governador Mauro Borges, pela coragem cívica de criar a METAGO, colocando Goiás à frente dos demais estados brasileiros, arrancando aplausos da assistência formada por estudantes, enquanto os convidados demonstravam certo cansaço, externado principalmente pelos anapolinos que serviam ao governo Mauro Borges

Mauro havia levado muitos militantes da política anapolina para auxiliá-lo em seu mandato de governador do estado: o empresário José Abdalla, proprietário da Companhia Comercial de Automóveis – CCA, era seu secretário da Fazenda; Rivadávia Xavier Nunes, advogado, ocupou a Secretaria de Segurança Pública; Érides Guimarães, do Partido Trabalhista Brasileiro, era seu Secretário do Trabalho; o médico Luiz Fernando, Deputado Estadual residente em Anápolis, era o presidente da Assembléia Legislativa.
Ao terminar a parte ‘mineral’ de seu discurso, José Ribeiro, que também escrevia e gostava de poesia, decidiu encerrar a fala recitando poesia inédita de sua autoria, alusiva ao evento. Talvez por ser inédita, demorou bastante tempo para apresentá-la.

Terminada a fala do orador do grêmio com a hora já bastante adiantada, passei a palavra ao homenageado e conferencista especial da noite, Governador Mauro Borges Teixeira:

– Agradeço a homenagem que me presta a classe estudantil de Anápolis, por intermédio do Grêmio Literário Castro Alves. Obrigado, senhor presidente Adhemar Santillo. Quanto ao tema que deveria discorrer, faço minhas as palavras do estudante José Ribeiro, que demonstrou profundo conhecimento de todos os minérios existentes e que possam vir a ser descobertos. Parabéns e muito obrigado pela oportunidade.

Já era tarde da noite quando o evento foi encerrado com um coral sonolento e público minguado:

– Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aaaaleluia....

Nenhum comentário:

Postar um comentário