quinta-feira, 29 de julho de 2010

Credibilidade conquistada no dia a dia

Publicado na edição de 29/07/2010 do jornal Diário da Manhã

Em 1986, nos meus primeiros dias como prefeito, decidi construir um novo presídio em Anápolis. A cadeia pública não atendia as necessidades do município. Foram expedidas cartas convite a cinco empresas que prestavam serviço ao governo estadual. Fiquei surpreso quando foram abertas as propostas. A ganhadora dentre as cinco correntes, propunha realizá-la por quase três vezes mais que o seu verdadeiro custo e recursos disponíveis pela prefeitura. O Ministério da Justiça já construíra em outros estados, edificação idêntica à de Anápolis, por dois milhões e quinhentos mil cruzeiros. A firma que vencedora a orçou em seis milhões de cruzeiros.

Não a homologuei, determinando outra licitação. Convidei empresas de Anápolis. O secretário do Planejamento da prefeitura, engenheiro Jader Barbosa, estabeleceu preço máximo e mínimo para a sua execução. A empresa vencedora foi a Emisa, dos jovens engenheiros João Batista Emidio e Amador. Executaram o projeto com acréscimo de itens importantes, como cabines para sentinelas, dentro do orçamento e recursos que dispúnhamos.

Adotando a técnica de preços máximo e mínimo fixados pela secretaria municipal do Planejamento, a Emisa construiu o Mercado do Produtor, feirões cobertos, kartódromo, biblioteca pública, terminal rodoviário urbano, recuperação do asfalto urbano cortado pela implantação da rede de esgoto e uma série de empreendimentos nos setores da saúde e educação realizados pela prefeitura. Aprendi bem cedo que a licitação, por carta convite ou qualquer outra modalidade, não impede que empresários se reúnam, fazendo conchavos que invariavelmente dobram ou até triplicam o valor obra.O recurso é estabelecer valor máximo e mínimo para execução do serviço. Podem fazer o conluio que quiserem que o valor justo será preservado.

Hoje a Emisa que executou serviços para a prefeitura, dentro de excelente padrão de qualidade, competência e honestidade, se consolidou como incorporadora e maior construtora de edifícios verticalizados em Anápolis. Com mais de 400 profissionais e trabalhadores na área da construção civil, só executa empreendimentos particulares. Não tem participado das licitações para obras públicas.

Em seus 33 anos de existência, granjeando a confiança dos anapolinos, a Emisa construiu dezenas de edifícios verticais, quase todos de 20 andares, por todas as regiões da cidade. Tem na Caixa Econômica Federal, forte parceira. A Facilidade encontrada pela população na obtenção de crédito para o setor imobiliário tem sido o motor que a impulsiona.

Depois construir vários edifícios no Jundiaí e Setor JK, a Emisa anuncia para o início de agosto próximo, a realização de ambicioso plano. Vai edificar cinco prédios verticais, todos dentro de uma mesma área de terra, com vinte andares cada um, na Vila Jaiára. O terreno fica na parte mais alta da cidade, que pertencia à empresa Vicunha. Serão cinco torres com 300 apartamentos, na vista mais privilegiada de Anápolis. Melhor, são apartamentos populares, para o povão.

A Vila Jaiara é o principal bairro do município. Maior que mais de 200 municípios goianos. A Emisa provou que vale a pena trabalhar com honestidade. Cresce com segurança e respeito. Nestes 33 anos de existência, faz parte da Anápolis que tem dado certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário