terça-feira, 7 de setembro de 2010

Xata e Galo: forças do futebol anapolino

Publicado na edição de 05/09/2010 do jornal Diário da Manhã

A Associação Atlética Anapolina é a equipe de futebol mais antiga de Anápolis. Fundada no final de 1921, ou início de 1922, com o nome de Bahia Esporte Clube, em homenagem ao dr. Faustino Plácido do Nascimento, baiano, torcedor do Bahia. Faustino foi o doador do terreno na Praça do Bom Jesus para o primeiro campo de futebol da cidade. Em 11 de fevereiro de 1931, transformou-se em Anápolis Esporte Clube. Finalmente em 1° de janeiro de 1948 surgiu a Associação Atlética Anapolina. Seu primeiro presidente foi Gisberto Ferraresi.

O Anápolis Futebol Clube surgiu em 1938 como União Esportiva Operária, tendo sido seu presidente João Isaac Abrão. Em abril de 1951, mudou seu nome para Anápolis Futebol Clube, sob a presidência de João Beze. O uniforme vermelho da Anapolina vem desde seus tempos de Bahia Esporte Clube. Já as cores da União Esportiva Operária eram amarela e branca, com listras verticais, largas. Quando em abril de 1951, União Esportiva Operária transformou-se em Anápolis Futebol Clube, as cores mudaram para preta, vermelha e branca e listras verticais estreitas, nos moldes da seleção paulista de futebol.

O emblema da União Esportiva Operária se assemelhava ao emblema da Federação Paulista de Futebol , com as letras U.S.O. Já o Anápolis Futebol Clube possui camisa semelhante à Federação Paulista, mas seu emblema foi copiado do Santos Futebol Clube.

Em 1948, quando a Anapolina foi fundada, seus dirigentes se reuniram para discutir o emblema a ser adotado pela equipe. As ideias colocadas em discussão foram as mais variadas possíveis. Analisados os prós e contras, nenhuma prosperava. Essa discussão interminável angustiava a todos. Já ao final da reunião, sem que houvesse acordo entre os participantes, Iberê, que como representante dos atletas rubros participava da discussão, foi o grande responsável pela escolha do emblema da xata. Vestido com camiseta da Associação Atlética Francana, da cidade paulista de Franca, Iberê ao se levantar para deixar a reunião, despertou a atenção de um dirigente ao ver o emblema da Francana, na camisa que vestia. Um círculo maior contendo três círculos menores cada um com uma letra. Foi o símbolo aprovado por todos, nos mesmos moldes da Francana, com a letra F substituída por mais um A.

Essa influência do futebol paulista sobre os times anapolinos ganhou mais destaque a partir de maio de 1942. Botafogo de Ribeirão Preto passava por crise administrativa e financeira. Seus principais jogadores como Edmundo, Tíntias, Seu Chico, Riograndino e outros vieram para o Anápolis Esporte Clube, trazidos por Alceu, grande desportista anapolino. Esses craques fizeram surgir a “Pantera Goiana,” o melhor clube de todos os tempos em Goiás. Pantera Goiana foi qualificação que a imprensa esportiva deu à forte equipe do Anápolis Esporte Clube, a partir de 1942 até 1945.

Nos campeonatos organizados pela Liga Anapolina de Desportos e que participaram, Associação Atlética Anapolina foi seis vezes campeã; Ypiranga Atlético Clube, quatro vezes campeão; Anápolis Futebol Clube e São Francisco Esporte Clube, duas vezes campeões cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário