domingo, 9 de maio de 2010

Ausência de benefícios não atrapalha

Publicado na edição de 09/05/2010 do jornal Diário da Manhã

Recordar, principalmente das coisas boas que aconteceram nas nossas vidas, mesmo sendo nostálgicas, nos arremessa a emoções sempre renovadas. Embora não sendo anapolino, pois nasci em Ribeirão Preto –SP, desde de pequeno vivo em Anápolis. Lembro-me com freqüência de momentos importantes de todas as fases da minha vida. Uma de atividade intensa foi quando adolescente, jogando futebol pelo Ypiranga, no estádio Manoel Demóstenes. Não havia rotina. A todo instante acontecia um fato novo. Não saem do arquivo positivo que carrego em minhas lembranças.

Nosso campo, inaugurado em 17/05/l942, por Manoel Demóstenes Barbo de Siqueira, num terreno doado pelo fazendeiro José Gomes de Paula. Era realmente de chão batido, sem nenhum conforto para atletas e torcedores, mas era o nosso campo. Estávamos tão acostumados com sua simplicidade e precariedade, que não víamos defeito e deficiência nas suas instalações. Quando alguém surgia com a idéia de modernizá-lo a reação contrária era de todos. Nessa simplicidade existiu até 10/04/1965, quando surgiu o estádio Jonas Duarte.

No final dos anos 50 surgiu em Anápolis um técnico de análises clínicas, vindo do Rio de Janeiro, torcedor do Bangu. Para ele, Zózimo era o maior de todos os craques brasileiros. Aqui chegando se apresentou como técnico de futebol e foi logo assumindo a função no Induspina. Foi nessa condição que Abel conheceu o estádio Manoel Demóstenes. Ficou decepcionado e estarrecido com o que viu:

- Qualquer campo de várzea no Rio é gramado e possui arquibancada. Temos que fazer desse terreiro um projeto de campo de futebol. Não há justificativa para uma cidade como Anápolis, repleta de craques de primeira grandeza, jogar num lugar assim...

Decidiu em parceria com alguns comerciantes da cidade construir lance de 10 metros lineares de arquibancadas, com cinco degraus. Para impressionar os desportistas, ele próprio foi arquiteto, engenheiro, mestre de obra e pedreiro. Em três dias sua obra prima estava construída. Paredes de meio tijolo, com o vão de dois metros uma da outra, ate completar os dez metros projetados. Com tábuas de angico, de cinco centímetros de espessura, montou os cinco degraus da arquibancada. A maioria dos torcedores que só comparecia ao campo no domingo, ficou surpresa com a novidade, que não existia na semana anterior. A arquibancada foi erguida na lateral do campo, paralela à Rua Benjamim Constante, próxima a linha de fundo.

Metódico, muito organizado, Abel tomou todas as providências para que a solenidade de inauguração fosse marcante. Convidou o prefeito Municipal Hely Alves Ferreira para a inauguração. Enquanto isso a Banda Lira de Prata de Santana, executando Uberaba Esporte a pedido de Caetano, natural de Uberaba, fanático torcedor da rubra e Cidade Maravilhosa, em homenagem a Abel, fazia o espetáculo mais alegre e festivo. A medida que se aproximava o horário da partida oficial entre Ypiranga e Botafogo de Buriti Alegre, pelo campeonato goiano, o público aumentava cada vez em maior número ao lado das arquibancadas. Todos comentavam sobre a novidade, mas ninguém se dispunha a sentar-se nelas. A fita verde amarela, adquirida na tipografia e papelaria Glória, estendida por toda extensão da arquibancada, aguardava a presença do prefeito para solenemente ser descerrada.

Com o prefeito ausente o descerramento não se deu. Ao entrar em campo, o árbitro da partida designado pela Federação Goiana de Desportos, vendo aquela aglomeração foi verificar o que estava acontecendo. Viu a obra idealizada e o serviço feito por Abel. Não gostou. Sem nenhuma técnica de segurança era um perigo à integridade física dos torcedores que poderiam ser agredidos a tijoladas pelos mais fanáticos e descontrolados.Determinou sua derrubada e retirada de todo o entulho imediatamente. Só depois de totalmente demolida e o material levado para fora do estádio, a partida foi iniciada.

O que mais impressionou Abel, foi que para construir a arquibancada não contou com nenhuma ajuda, mas para derrubá-la, todos os torcedores presentes ao Manoel Demóstenes fizeram questão de participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário