terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MDB vence eleição para a Prefeitura em 1969

Continuando a história da resistência em Anápolis. Com o acerto interno do MDB, Henrique Santillo foi lançado candidato à prefeitura para a sucessão de Raul Balduíno, tendo Thales Reis na vice. A arena homologou a candidatura de Luiz Vieira, vice de Raul Balduíno. Quando PSD, PTB, UDN e todos os partidos foram extintos pela ditadura de 1964, Vieira que pertencia ao PTB, filiou-se à Arena. Candidato oficial do partido governista, contando com o apoio do governador Otavio Lage. Mesmo com toda estrutura oficial a favor do arenista, já se notava durante a campanha que não suportaria a supremacia, credibilidade e popularidade do MDB.

A vitória da dupla Henrique Santillo/Thales Reis foi esmagadora. Venceu em quase todo município. Luiz Vieira só ganhou, com 2 votos de frente, em Rodrigues Nascimento (Campo Limpo). Nas demais regiões a vitória de Henrique/Thales foi consagradora.

Na formação da sua equipe fui escolhido chefe de gabinete. Henrique organizou seu secretariado democráticamente, equilibrado, prestigiando as duas tendências existentes no partido. Thales Reis, Fernando Cunha e Carmem Xavier, dentre outros, da corrente de Achiles de Pina, fizeram parte do secretariado.

Nos seus três anos de mandato, comandou duas eleições. A legislativa em 1970 e a da sua sucessão em 1972.

O deputado federal Anapolino de Faria, nosso amigo e fiel companheiro, foi fundamental na nossa vida política. Desde o primeiro instante ficou aberta e decisivamente com a candidatura Santillo à prefeitura. Em 72 candidatou-se à reeleição. Fernando Cunha Júnior, do grupo contrário, também lançou-se candidato.

Convidamos Laudo Puglisi e José Batista Júnior para que um deles se candidatasse pelos santillistas, à deputado estadual. Não se dispuseram. Diante disso os companheiros lançaram minha candidatura. Fiz dobradinha com Anapolino de Faria. Fernando Cunha Júnior foi apoiado em Anápolis, dentre outros, por Ronaldo Jayme.

Para o Senado foram disputadas as três cadeiras. As deixadas por Juscelino Kubitschek e Pedro Ludovico Teixeira por terem sido cassados e a de José Feliciano Ferreira cujo mandato estava se encerrando. O MDB lançou Raul Balduíno, Gerson de Castro Costa e Pedro Ludovico Jr. Pela Arena disputaram Osires Teixeira, Benedito Vicente Ferreira e Emival Caiado. Se elegeram os três arenistas. Emival Caiado na terceira vaga, com mandato de 4 anos, por ter sido o menos votado dos três.

Anapolino e Fernando se elegeram deputado federal. Eu e Ronaldo Jayme fomos eleitos para a Assembléia Legislativa. Pela Arena, representando Anápolis, Elcival Caiado deputado estadual e Henrique Fanstone para a Câmara Federal.

Após as eleições o grupo contrário a Henrique Santillo no MDB, rompeu com ele, por não se conformar com o resultado eleitoral. Publicou um manifesto nos denunciando (prefeito Santillo, eu como deputado estadual e Anapolino de Faria reeleito deputado federal) termos praticado corrupção eleitoral. Alegaram, irresponsavelmente, termos usado máquinas da prefeitura de Anápolis, em estradas rurais de Ouro Verde, Goianápolis, Nerópolis e Petrolina, em troca de votos.

Por se tratarem de denúncias feitas por integrantes do MDB ao prefeito também do MDB, a Policia Federal abriu inquérito para apurá-las.

Ao mesmo tempo os emedebistas rompidos com Henrique Santillo, através dos vereadores Lincoln Xavier Nunes, Pedro Sérgio Sobrinho e João Divino Cremonez, passaram a votar com a Arena. Usaram o inquérito da Policia Federal, tentando o afastamento do prefeito pela Câmara Municipal, por impeachment... (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário