domingo, 13 de junho de 2010

Raul Silva, o craque anapolino (Final)

Publicado na edição de 13/06/2010 do jornal Diário da Manhã

Raul Silva, o maior artilheiro do futebol anapolino, em 1949, deixou a rubra. Não concordava com a panelinha dos Puglisi – Júlio, Zeca e Laudo, que só jogavam entre eles. Deixou a equipe, transferindo-se para a União Esportiva Operária em troca de Amir de Souza Ramos, o Mirim, que estava contundido e sem jogar na União Operária.

Em 1953, Raul assistia à partida entre o Flamengo Futebol Clube de Anápolis e o 1º de maio de Goiânia, no Estádio Manoel Demóstenes .O rubro-negro anapolino perdia por 3 x 0. Seu ataque não furava o forte bloqueio dos goianienses. João Queiroz, comandante flamenguista, solicitou a Raul que reforçasse sua equipe. Providenciou todo material esportivo ao artilheiro. Raul marcou 5 gols, sendo que um não foi validado pelo juiz, por não ver a bola entrando e saindo por um buraco na rede. Flamengo venceu por 4 x 3. O último gol, Raul que havia passado pelo zagueiro e tocado a bola entre as pernas do goleiro, foi derrubado. O goleiro caiu sobre o artilheiro. Na queda, Raul fraturou o menisco. Operado, não ficou totalmente recuperado, encerrando sua carreira de futebolista aos 36 anos.

Em 15 de março de 1951, nasceu o São Francisco, sob a presidência de Boulanger Brossi. Teve como presidentes de honra, frei André Quinn e o major Mauro Borges. Em 15 de novembro de 1952, nasceu o Ypiranga Atlético Clube, sob a presidência de Daas Bittar e assessoramento de David Esteves de Azevedo.

Em 1949, foi fundada a Liga Anapolina de Desportos. No mesmo ano, foi disputado o primeiro campeonato anapolino de futebol. A Associação Atlética Anapolina foi a campeã. A rubra venceu os campeonatos de 1950, 1951 e 1952, chegando ao tetra campeonato municipal. Em 1953, o campeão foi o São Francisco. Em 1954, o Anápolis Futebol Clube. Em 1955, novamente o São Francisco foi campeão e encerrou suas atividades esportivas. Em 1956, a Anapolina venceu o Anápolis na partida final, por 2 x 1, sagrando-se mais uma vez campeã. Em 1957, cinquentenário de Anápolis, o campeão foi o Ypiranga. Em 1958, o Anápolis. Em 1959, o campeão anapolino foi o Ypiranga. Em 1960, mais uma vez sagrou-se campeã a Associação Atlética Anapolina. Nos anos de 1961/62, foi campeão o Ypiranga.

Em 31 de agosto de 1963, foi inaugurado o 1º campo com gramado, alambrado e arquibancadas em Anápolis. O Estádio Irani Ferreira Barbosa, pertencente ao Ypiranga, no Bairro Jundiaí. O primeiro jogo no Irani Ferreira Barbosa foi entre Ypiranga e Uberlândia. Vitória do alvinegro por 2 x l. Gols ipiranguistas de Carlos Eli Jardim e Valter Gomes Veloso, Dada.

Em 10 de abril de 1965, foi inaugurado o Estádio Jonas Duarte com o jogo seleção Anapolina x São Paulo Futebol Clube. O São Paulo venceu por 4 x 1.O primeiro gol foi marcado por Rodarte, do São Paulo. Neste mesmo ano, o Anápolis sagrou-se campeão goiano, já no profissionalismo. Repetiu o que sua antecessora, União Esportiva Operária, conseguira em 1947. Em 04 de junho de 1987, próximo de completar 70 anos, faleceu Raul Silva, o maior artilheiro que passou pelos campos de Anápolis.

Adhemar Santillo foi atleta do Ypiranga, cronista esportivo e presidente da Liga Anapolina de Desportos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário